Total de visualizações de página




Bodó

Bodó

terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Chega um tempo em que é preciso esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares"

Cerro Corá: aqui surge o Potengi...


Estranho e curioso... mas pouca gente sabe que um dos maiores e mais importantes rios do estado potiguar surge aqui, em meio ao sertão do Seridó. É, mais precisamente no município de Cerro Corá, na Serra de Santana, onde podemos encontrar a nascente do Rio Potengi (em tupi: “Rio dos Camarões”). 

O rio que tem sua foz na cidade de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores do estado, utilizando-o para desbravar o território com suas embarcações. Na ocasião denominaram-o de Rio Grande, por sua vasta largura e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.

 O acesso à nascente do Rio Potengi no município de Cerro Corá não é muito fácil, sendo este realizado através de uma estrada não asfaltada ao longo da serra de Santana e através de trilhas junto à uma vegetação de Caatinga densa. A melhor opção aos mais prevenidos é, pois contratar um guia ou empresa de turismo especializada na região. 

Cerro Corá, que tem aproximadamente 11 mil habitantes e encontra-se localizado a cerca de 575 metros acima do nível do mar, se destaca na região por sua temperatura que, em alguns meses do ano, fica abaixo dos 20°. O município abriga ainda, além da nascente do Rio Potengi, o Vale Vulcânico, com os tanques naturais, a Ilha do Sossego, as serras da Rajada e Verde, o Açude Elói de Souza, construído em 1937, entre muitos outros atrativos turísticos e de lazer. Vale realmente a pena conhecer!


A opção de hospedagem em Cerro Corá fica por conta do Hotel Central, na Rua Sérvulo Pereira no centro da cidade. Mais informações do Hotel (84) 3488 - 2411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário